Leila Santo Antônio
Corrigir provas, pesquisar, preparar as próximas aulas ... são várias atividades profissionais que o professor desenvolve em casa. Certo, de um lado você não tem 30 alunos disputando sua atenção, não tem que ouvir aquele colega contar a mesma piada sem graça pela décima vez (e ainda por cima ele termina com um cutucão. Entendeu? Entendeu?).
Por outro lado, você enfrenta telefonemas dos amigos, o bolo de chocolate que uma criança estava comendo acaba em cima de trabalhos de seus alunos, lista de supermercado se misturam com o diário de classe ... veja como evitar esses problemas:
1) Tenha um espaço fixo para trabalhar
Se você tem um quarto sobrando em casa, parece óbvio transformá-lo em um escritório. Só que, todo dia, você chega do colégio, leva as provas para a mesa da cozinha, e fica lá, fazendo seu serviço. Não há nada de errado nisso. Antes de pensar em usar aquele cantinho vago da sua casa para fazer um escritório, pense em qual lugar da casa você se sente mais à vontade para trabalhar, e monte seu quartel-general ali.
2) Não exagere
Seu escritório não deve rivalizar em luxo e decoração aqueles que aparecem nas empresas das novelas, ou com o do diretor geral de sua escola. A palavra chave deve ser praticidade. Pense em um escritório, o que vêm à sua mente? Uma mesa simples e fácil de limpar, uma pequena estante para guardar livros e papéis, uma cadeira confortável. Bem, em casa você pode até dispensar esses itens. Se trabalhar na sala ou cozinha, a mesa e a cadeira já estão ali, e seus livros e anotações podem ir se acomodando entre o barzinho, toalhas e o jogo de pratos que só é usado no Natal e Ano Novo, sem problemas. Mas você não pode prescindir de dois itens. Um cesto de lixo e um monte de tomadas, inclusive de telefone. A simples presença do cesto, ali, ao seu lado, irá evitar que você guarde muitas coisas inúteis. E as tomadas são importantes para equipamentos de informática que, cedo ou tarde, você irá usar.
3) Computador
Se precisar comprar um móvel para o computador, dê preferência aos verticais (em que o teclado, CPU, impressora ficam um embaixo do outro), você economizará espaço.
4) Pense à frente
Aquele cantinho que você arranjou parece ótimo agora, mas considere que, em pouco tempo, você terá muito mais livros e materiais de pesquisa disputando espaço com provas, computador, telefone. O celular toca, e agora, para achar? Revira-se papéis, bagunça-se a já precária ordem daquele espaço. Quando for montar seu cantinho de trabalho, procure pensar em suas necessidades para dali a um ano. Isso evitará aborrecimentos futuros.
5) Organize seu horário de trabalho
Quando você tem uma tarefa para fazer em casa, é muito fácil deixá-la para depois da novela, trabalhar noite adentro, distrair-se. Lógico, você não pode ficar o tempo inteiro em cima das folhas de papel almaço. Mas é muito fácil envolver-se com problemas domésticos (incluindo apartar uma briga por uma figurinha do Pikachu), e deixar o trabalho de lado. Desenvolva a sua disciplina, reavalie o que você está fazendo (ou, no caso, o que você não está fazendo). Tenha um horário fixo para trabalhos domésticos, estipulando horários rígidos para começar a parar. Sua família e amigos logo se acostumarão com isso, e as interrupções diminuirão durante esse período. Planeje suas tarefas, veja o que é mais importante resolver primeiro, quais tarefas são mais rápidas, entre outras particularidades aluna sai da escola para se casar com alguém que ela viu poucas vezes na vida, o que acontece em certas religiões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário